feature slider

dailyvideo

Conheça os melhores do jornalismo

China e Estados Unidos dominaram o jornalismo televisivo em 2008. Os Jogos Olímpicos de Pequim fizeram proliferar matérias sobre os costumes e a cultura chinesa e praticamente todas as emissoras enviaram repórteres para o país da Grande Muralha.

Passada a euforia com os resultados conquistados pelos heróis olímpicos - o Brasil não pôde comemorar muito -, foram as eleições americanas que renderam pautas para os telejornais. A vitória de Barack Obama gerou inúmeras reportagens sobre o orgulho do povo norte-americano por ter eleito o primeiro presidente negro de sua história. No Brasil, a disputa pela prefeitura das cidades também animou as redações das emissoras de televisão. Os jornalistas tiveram muito assunto para falar. Mas, na opinião dos editores dos jornais e portais que veiculam o conteúdo de TV Press, a Globo nem sempre foi a melhor na hora de dar as informações.
A emissora faturou este ano a

categoria Melhor Telejornal com o Jornal da Globo. Em compensação, o Jornal Hoje foi apontado como o Pior Telejornal pelos votantes, mostrando que o tempo da unanimidade definitivamente já passou.

Por Toda Minha Vida, um dos melhores projetos que a Globo levou ao ar este ano, abocanhou o título de Melhor Produção Jornalística, mas por outro lado, o Estrelas, apresentado por Angélica, é eleito pela segunda vez consecutiva o Pior Programa de Entrevistas.
A cada ano outras emissoras se destacam em determinadas categorias e mostram que a tendência é o equilíbrio, e não o monopólio. O Hoje em Dia da Record, por exemplo, há tempos tira o sono da Globo na briga de audiência e, na eleição de TV Press, foi escolhido o Melhor Programa de Variedades pelo segundo ano consecutivo.

O mais surpreendente, no entanto, é ver que a MTV, até pouco tempo considerada emissora exclusivamente voltada para os adolescentes, faturou no quesito Melhor Programa de Entrevistas com Gordo Visita. É uma mostra de que até jornalismo sem cara de jornalismo pode agradar.

Telejornal Melhor: Jornal da Globo 2º Melhor: Jornal da Band

Bem oxigenado

O Jornal da Globo é o último a ser exibido pela emissora e muitas vezes precisa apresentar notícias que já foram veiculadas por todos os telejornais da casa. Mesmo assim, a equipe não se limita a exibir um "resumão" do dia e consegue deixá-lo com cara de atual, averiguando outros ângulos dos fatos. Correspondentes internacionais entram ao vivo, comentaristas fazem suas análises ao lado de William Waak e Cristiane Pelajo na bancada e, quando é preciso, eles buscam os melhores entrevistados, não importa se já é madrugada. Sempre atual e dinâmico, o Jornal da Globo foi considerado o Melhor Telejornal de 2008 pelos editores assinantes de TV Press.

Pior: Jornal Hoje 2º Pior: Rede TV News

TV Mulher

O horário do almoço pede um jornalismo mais leve, para não assustar o telespectador. Mas, ao exagerar nas pautas rasas sobre beleza e economia doméstica, o Jornal Hoje mais parece um programa feminino e ficou com o título de Pior Telejornal. Até receitas culinárias são pauta para o jornalístico, que muitas vezes parece sofrer de falta de assuntos sérios. Os apresentadores Sandra Annenberg e Evaristo Costa constantemente erram a mão ao fazer comentários pessoais vazios depois de determinadas reportagens serem exibidas. Mais parece conversa de comadres no salão de beleza.

Produção jornalística Melhor: Por Toda Minha Vida 2º Melhor: Profissão Repórter

Perdido na noite

O fato de ser exibido tão tarde não fez Por Toda Minha Vida ser esquecido e o programa foi eleito a Melhor Produção Jornalística de 2008, na eleição feita com os editores assinantes de TV Press. Para homenagear grandes artistas da música popular brasileira, a produção une dramaturgia e um belo trabalho de pesquisa em busca das mais interessantes fontes para entrevistas e das melhores informações. O resultado são histórias de vida contadas de maneira primorosa, sempre com aprofundamento e edição eficientes. O que faz pouca diferença é a apresentação de Fernanda Lima.

Pior: SBT Repórter 2º Pior: Brasil Urgente

Produto genérico

Sem absolutamente nenhum diferencial, o SBT Repórter investe na mesma linha do precursor Globo Repórter e do também pouco original Repórter Record. O programa exibe reportagens longas sobre os mais diferentes assuntos, com destaque para os animais, as doenças que afligem a população e curiosidades de outros lugares do mundo. O único diferencial é o apresentador César Filho, o que não bastou para fazê-lo escapar do título de Pior Produção Jornalística de 2008.

Apresentação de telejornal Melhor: Fátima Bernardes 2º Melhor: William Waak

Presente e aparente

Apesar do formato engessado do Jornal Nacional, Fátima Bernardes faz diferença na bancada e foi eleita este ano a Melhor Apresentadora de Telejornal pelos editores que assinam o conteúdo de TV Press. A jornalista mostra segurança ao noticiar os fatos, sem deixar de lado a simpatia e o carisma que são suas fortes marcas. E em grandes acontecimentos ou eventos, quando é preciso partir para a reportagem, ela mostra que mantém a energia de uma profissional iniciante, sempre com o desejo de conseguir a melhor entrevista e a mais interessante matéria.

Pior: Cynthia Benini 2º Pior: Sandra Annenberg

O passado condena

Cynthia Benini há tempos tem se esforçado para transmitir a seriedade que o jornalismo pede. Mas em 2008, ela foi escolhida a Pior Apresentadora de Telejornal na eleição de TV Press. O passado da moça pesa nessa decisão. Ela já participou de uma edição do reality show Casa dos Artistas e também apresentou ao lado de Analice Nicolau um telejornal de saia curta, em uma bancada vazada. Nem a companhia do experiente Carlos Nascimento no Jornal do SBT Noite contribuiu para a imagem de Cynthia.

Programa de Entrevistas Melhor: Gordo Visita 2º Melhor: Programa do Jô

Irreverência vence a caretice

Os programas de entrevistas sempre mantiveram um formato quadradinho, com nada além de uma conversa entre entrevistador e entrevistado em um cenário sem graça. Até João Gordo aparecer com sua autenticidade em Gordo Visita, eleito o Melhor Programa de Entrevistas na votação dos editores assinantes de TV Press. O apresentador conduz os bate-papos de maneira pouco óbvia, sem receio de fazer perguntas mais delicadas ou constrangedoras. Sem papas na língua, mas sempre com educação, ele torna interessante o diálogo com os mais diferentes tipos de convidado. E, como vai até a casa dessas figuras, acrescenta um dinamismo ao velho formato, o que torna uma edição diferente de outra.

Pior: Estrelas 2º Pior: Programa Amaury Jr.

Totalmente opaca

De nada adianta o rostinho bonito e a experiência que adquiriu na TV desde que estreou quando ainda era uma criança. Angélica tem dificuldades de conduzir com naturalidade uma boa conversa e Estrelas foi considerado o Pior Programa de Entrevistas pelo segundo ano consecutivo na votação realizada por TV Press. Em 2008, a produção do programa chegou a criar novos quadros, mas nada que vá além de uma releitura das antigas e manjadas pegadinhas antes apresentadas por Silvio Santos ou Faustão. O programa continua pouco atraente e a apresentadora não tem carisma. Nem quando entrevista os figurões do elenco da Globo que estão à sua disposição, Angélica consegue ter bom aproveitamento.

Programa de Variedades Melhor: Hoje em Dia 2º Melhor: Fantástico

Quarteto fantástico

O Hoje em Dia está repleto de brincadeiras e merchandising, mas consegue manter a originalidade em suas pautas e aumentou o espaço para o jornalismo. Tudo mesclado na dose certa rendeu ao programa da Record o título de Melhor Programa de Variedades. Culinária, moda e vida dos artistas nunca ficam de fora, mas redações de várias cidades trazem agora notícias de diferentes regiões do país. Isso deixou o programa mais completo e menos regionalista. Britto Jr, Ana Hickmann, Eduardo Guedes e Chris Flores continuam empolgando.

Pior: Olha Você 2º Pior: TV Fama

Duro de olhar

As tardes na TV já estão repletas de programas com o mesmo formato e que falam sobre os mesmos assuntos. O SBT resolveu oferecer mais um. Olha Você é o Pior Programa de Variedades de acordo com os editores dos jornais e portais que publicam o conteúdo de TV Press. O mundo dos artistas, pautas de comportamento, assuntos domésticos e uma pitada de jornalismo, enfim, o molde é exatamente igual ao dos concorrentes, mas com uma qualidade de produção infinitamente inferior. Para piorar, os apresentadores Alexandre Bacci, Claudete Troiano, Ellen Jabour e Francesco Tarallo mostram total falta de entrosamento e não fazem questão nenhuma de disfarçar as rusgas que existem entre eles e que já geraram incontáveis notas na mídia.

1 Comment:

Caio Cavalcanti said...

Olá somos do O Mundo da Tv, e adoraríamos fazer parceria com seu blog.

http://omundotv.blogspot.com/

Respondam em nosso comentários, ou no email: caiojb1@hotmail.com