feature slider

dailyvideo

Debate na Record obtém 12 pontos e é marcado por farpas e discussões

A marca de 12 pontos de audiência foi registrada no debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo exibido pela Record. Exibido das 20h30 até pouco depois das 23h10, acredita-se que pelo menos 600.000 televisores estavam ligados nos embates entre Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM) que tenta reeleição, entre outros que foram menos bombardeados.


O encontro foi realizado com 8 candidatos e além dos protagonistas da noite, contou também com Paulo Maluf (PP), Soninha Francine (PPS), Ivan Valente (PSOL), Ciro Moura (PTC) e Renato Reichmann (PMN).


O debate começou com a polarização em cima da gestão do prefeito atual feita por Marta Suplicy e Geraldo Alckmin. Ataques não foram poupados. O prefeito também se defendeu mas logo se viu em uma saia-justa quando questionado por uma jornalista da Rede Record se era "um político que mudava de lado toda hora". A intenção da pergunta era chegar nos que já foram padrinhos políticos de Kassab, como Orestes Quércia e Celso Pitta. O candidato não respondeu a pergunta diretamente e defendeu sua coligação e a relação que tem com o governador José Serra (PSDB).

http://somosjovens.files.wordpress.com/2008/03/brasil.jpg
Paulo Maluf, figura folclórica dos embates paulistas, também ajudou a criar polêmica. O ex-prefeito ironizou taxando a disputa entre Geraldo e Kassab como briga de comadres. Ele também não poupou ataques à nanica Soninha Francine, fazendo uma simples pergunta mas com intuito de retomar ao seu passado: "O que você fará para diminuir as vendas de drogas na frente dos colégios de São Paulo?" disparou. Soninha há alguns anos atrás já protagonizou um escândalo ao admitir que fumava maconha e se defendeu dizendo que o dever do controle era da Polícia Militar e que mesmo assim investiria para que os cidadãos ficassem longe das substâncias ilícitas.


Soninha Francine também repetiu o meio de transporte que usou para chegar aos estúdios da Record: veio novamente de bicicleta e foi ironizada por Maluf ao questionar ironicamente se este era o método que ela usaria para resolver os problemas do trânsito.


Farpas entre Alckmin e Marta ocorreram no decorrer do debate quando o ex-governador questionou a ex-prefeita sobre o fato dela ter deixado a cidade quebrada para seu sucessor. A petista rebateu questionando qual cidade quebrada teria suas contas aprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Outras discussões também pairaram em relação a cópia de projetos em que Marta acusa Kassab de ter copiado seus programas como Bilhete Único e os CEUs que embora o democrata tivesse feito mais, teria feito menor segundo a candidata.


Apesar dos ânimos acirrados, a audiência do debate enfrentou vários problemas durante sua exibição. Em alguns momentos registrava o quarto lugar, atrás do Pânico na TV que exibia uma matéria com Kiko - do seriado Chaves -, do Domingo Legal de Gugu Liberato e tradicionalmente do Fantástico, da Rede Globo. Houve uma recuperação após as 22h, quando o humorístico já havia acabado e que o SBT encerrava sua atração.


O próximo enfrentamento entre os candidatos deverá ocorrer na noite da próxima quinta, às 22h, na Globo. Isso se realmente tiver o debate.

0 Comments: