feature slider

dailyvideo

Morre ator Paul Newman

Morreu na última sexta-feira (26), o ator norte-americano Paul Newman. Aos 83 anos, o ator e diretor faleceu nos Estados Unidos. Fumante inveterado, Newman foi vítima de câncer no pulmão.

Os boatos sobre a doença do ator Paul Newman surgiram no início deste ano. Mas o astro só anunciou que estava com câncer de pulmão em junho. Após completar a quimioterapia, Newman revelou à família que preferia morrer em casa. Paul Leonard Newman é natural de Cleveland, no estado norte-americano de Ohio.

Nasceu no dia 26 de janeiro de 1925 e é casado com a atriz Joanne Woodward. Se formou na famosa escola de atores "Actor’s Studio", dirigida por Lee Strasberg. Estreou na Broadway em "Picnic", em 1953, quando foi contratado pela Warner Brothers.

Seu debut no cinema aconteceu um ano depois, no longa "Cálice Sagrado". Mas Newman não gostou muito de sua atuação, e publicou um anúncio em um jornal se desculpando pelo filme.

Já em sua segunda filmagem, "Marcado pela Sarjeta", dois anos depois, foi aclamado pela crítica. Paul Newman virou o grande astro de Hollywood no fim dos anos 50, após sua atuação em "Gata em Teto de Zinco Quente" e "O Mercador de Almas". Na década de 60 levou milhares de pessoas aos cinemas com seus filmes "Desafio à Corrupção", "Criminosos Não Merecem Prêmio", "O Indomado", "Rebeldia Indomável" e "Hombre".

Com seus longas, tornou-se grande líder de bilheterias. Seu maior sucesso de crítica e bilheteria foi em 1969, com o filme "Dois Homens e um Destino", ao lado do ator Robert Redford. Os dois atores também contracenaram em "Golpe de Mestre/ A Golpada de George Roy Hill", filme que ganhou o Oscar de "melhor filme" em 1973. Mas esse não foi o único prêmio que Newman recebeu.

Cinco anos antes, ele foi vencedor do "Globo de Ouro" na categoria de "melhor diretor", pelo filme “Rachel, Rachel”, do qual participava sua mulher, Joanne Woodward.

O astro já foi indicado ao Oscar dez vezes, ganhando a estatueta pela atuação no longa-metragem "A Cor do Dinheiro", de 1986. A Academia concedeu a ele dois Oscars especiais: um pelo reconhecimento de seu trabalho cinematográfico, em 1985, e outro por seu envolvimento com causas humanitárias, em 1993. Newman possui uma estrela na "Calçada da Fama" em Hollywood Boulevard, na Califórnia, e trabalhou com grandes diretores, como Alfred Hitchcock.

O ator norte-americano também recebeu diversas indicações ao Globo de Ouro. Além disso, ganhou prêmios no Festival de Cannes e no Festival de Berlim.

Apaixonado pelo teatro, ingressou na Yale School of Drama logo após a morte do pai. Antes se tornar legendário na sétima arte, Paul participou de alguns seriados e era considerado apenas um galã de olhos azuis, porém, com o decorrer do tempo, o ator ganhou respeito por seu talento e por se manter no cinema por mais de meio século. Paul Newman e sua esposa, Joanne Woodward, começaram a se relacionar nas filmagens de “Paixões que Escaldam”, em 1957, e permaneceu fiel à esposa, mesmo eleito pela revista norte-americana “People”, em 1990, uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo.

Depois de trabalhar como ator, diretor e produtor, ele anunciou a aposentadoria no ano passado e em maio renunciou ao cargo de diretor de uma peça teatral alegando motivos de saúde não especificados.


Fonte:MSN

0 Comments: