A saga de José Inocêncio começou na novela “Pantanal”, da extinta Rede Manchete. Quando Benedito Ruy Barbosa voltou para a Rede Globo escreveu “Renascer” e, logo a seguir, “O Rei do Gado”.
A novela “O Rei do Gado”, foi exibida pela Globo, às 20h, em 1996. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Teve 209 capítulos.
A primeira fase se passava durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. No interior de São Paulo, as famílias Berdinazzi e Mezenga têm uma rixa por causa de terras. Ocorre que os filhos das duas famílias, Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller) e Henrique Mezenga (Leonardo Brício), se apaixonam, indo contra a briga de seus pais, Giuseppe (Tarcísio Meira), casado com Marieta (Eva Wilma) e Antonio (Antônio Fagundes), casado com Nena (Vera Fischer). Giovanna e Henrique se casam e têm um único filho, o qual passa a se chamar Bruno, em homenagem a um irmão de Giovanna, que morreu na guerra e que era muito amigo de Henrique, apesar da inimizade entre as famílias.
A segunda fase se passa na época da exibição da novela, em 1996, e mostra Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) como um bem-sucedido fazendeiro, conhecido como Rei do Gado, por possuir um grande rebanho. Seu fiel companheiro era Zé do Araguaia (Stênio Garcia).
Bruno era um homem de hábitos simples, para quem a riqueza é apenas algo a mais, ele vive um casamento infeliz com Léia (Silvia Pfeifer) e tem dois filhos, Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak). Ao descobrir a traição de Léia com o motorista Ralf (Oscar Magrini), Bruno se separa dela.
Ao ter que resolver o problema da ocupação de uma de suas fazendas, a de Pereira Barreto, por um grupo de sem-terras liderados por Regino (Jackson Antunes) e sua mulher, Jacira (Ana Beatriz Nogueira), Bruno conhece a arredia bóia-fria Luana (Patrícia Pillar).
Os dois se apaixonam, sem saber que na verdade são primos, e ele começa a encontrar a felicidade, só que ainda terá de enfrentar um dos tios, o velho Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), conhecido como Rei do Café e do Leite em Guaxupé Minas Gerais, já que os dois manifestam intenção de comprar as terras que pertenceram a ambas as famílias no passado. Mesmo tanto tempo depois, a rixa entre os Berdinazzi e os Mezenga continua. Aliás, foi um dos melhores trabalhos de Raul Cortez na televisão. Ele vivia às turras com Judite (Walderez de Barros). O casal foi responsável pelas melhores cenas de toda a novela.
A bóia-fria Luana, que vivia no acampamento dos sem-terra era na verdade Marieta Berdinazzi, a única sobrinha viva de Geremias, mas que há muito tempo estava desaparecida. Como não tinha herdeiro, a fortuna de Geremias sempre foi alvo fácil de especulações. Mas surgiu Luana e ocupou o que lhe era de direito. Geremias ainda acabou encontrando um outro sobrinho na Itália, o jovem Giuseppe (Emílio Orciollo Neto) que retornou ao Brasil e herdou a herança do fazendeiro junto de Luana.
Aparício (Almir Sater) e Zé Bento (Sérgio Reis) são dois cantores apaixonados pelo sertão que decidem se juntar para formar uma dupla sertaneja, daí nasce Pirilampo e Saracura. A filha de Bruno, Lia, uma jovem meiga e doce, se apaixona por Pirilampo e contra a vontade da família, vai embora com ele pela estrada para viver seu amor dentro de um ônibus seguindo de cidade em cidade.
Já o filho de Bruno, o rebelde Marcos, era um jovem que não se preocupava com o amanhã, se envolve com a filha do senador Roberto Caxias (Carlos Vereza) e a ilude a ponto de a abandonar grávida. Um golpe duro demais para uma menina sonhadora que ainda tinha que conviver com a falta de atenção do pai, que só tinha cabeça para sua fixação na luta dos sem-terra.
A paisagem bucólicas do Araguaia, onde ficava uma da fazendas de Bruno Mezenga, marcaram a trama. A região é formada por ecossistemas típicos do Pantanal, da Floresta Amazônica e do Cerrado, abrigando extensa diversidade de flora e fauna. Este é o universo típico de Benedito Ruy Barbosa. Veja a abertura da novela.
Relembrando:O Rei do Gado
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Postar um comentário