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Audiência

O IBOPE é líder na aferição de audiência de TV e Rádio no Brasil e na América Latina. Desde 1942, quando foi realizada a primeira pesquisa de audiência no país, o IBOPE aprimora seus serviços e oferece a maior gama de produtos para atender às necessidades de veículos, agências e anunciantes.

As pesquisas de audiência do IBOPE abrangem os seguintes meios: TV Aberta (em treze países da América Latina), TV por Assinatura, Rádio, Internet e Jornal. As informações destinadas aos clientes são entregues em disquetes, CDs ou via Internet.
Pesquisa de audiência: áreas de atuação.

Investimentos em desenvolvimento tecnológico e metodológico, aliados a um rígido controle de qualidade, garantem aos produtos IBOPE maior confiabilidade de dados, desde as entrevistas para coleta de informações até o tratamento e apresentação final ao usuário. O IBOPE Mídia realiza pesquisas nos seguintes veículos:

Jornal
O IBOPE realiza análises da penetração do meio Jornal, oferecendo informações sobre o perfil do leitor e dias em que ele mais lê (às segundas-feiras, de terça a sexta ou aos sábados e domingos), o que ele leu nas últimas 48 horas, seções de sua preferência, distribuição dos leitores em relação às publicações por faixa etária, ocupação, sexo, entre outras informações.

Também é possível realizar estudos de custo de inserção de anúncios no meio Jornal em relação ao seu alcance, seja em pontos percentuais do total do público leitor, seja em relação ao número absoluto de leitores. Esse estudo de custos se aplica à leitura habitual e à leitura diária. Todos os dados podem ser analisados separadamente por região pesquisada, classe social, ocupação, entre outras variáveis.

A pesquisa é realizada diariamente nas nove maiores regiões metropolitanas do país por meio de entrevistas retrospectivas, ou seja, é verificado o comportamento dos indivíduos nos dois dias anteriores ao da pesquisa, com relação à leitura de jornais. Além disso, são sondados o hábito e freqüência de leitura de jornais, independentemente se a leitura foi nos dias anteriores ou não.

Revista
Para o meio Revista, o Target Group Index, estudo realizado pelo IBOPE Mídia, levanta dados sobre leitura diária, título lido nos últimos seis meses e dentro do período de publicação (no último mês para publicações mensais, na última quinzena para publicações quinzenais e na última semana para publicações semanais).

A quantidade de revistas lidas também é aferida na pesquisa, assim como a freqüência de leitura, levando-se em consideração os últimos quatro exemplares lidos.

O Target Group Index verifica ainda, para a pesquisa de consumo de revistas, a última vez em que o entrevistado leu uma revista, o tempo dedicado à leitura, se há releitura do mesmo exemplar por outros leitores e o local de obtenção do exemplar lido (supermercado, banca, assinatura etc).

A disponibilidade de leitura também aparece nos questionários da pesquisa. É analisado se a leitura foi por meio de obtenção propositada (compra, assinatura, encomenda etc) ou leitura eventual (sala de espera, brinde, cortesia, exemplar de outra pessoa etc).

Rádio
O IBOPE estuda periodicamente a audiência de Rádio AM e FM nas nove principais capitais brasileiras. A pesquisa é feita por meio de amostras móveis, utilizando a metodologia Recall, padrão internacional para medição de audiência deste meio.

As pesquisas de audiência de rádio realizadas pelo IBOPE fornecem informações como perfil do público, variação diária dos índices de audiência nos últimos três meses, alcance da programação, acompanhamento do histórico da audiência em relação aos eventos ocorridos no programa e freqüência com que os ouvintes têm contato com o programa.

O Grupo IBOPE disponibiliza ainda estudos para auxiliar seus clientes a definir o planejamento de sua campanha publicitária a partir da análise de algumas variáveis do estudo de audiência dos programas, como mapa dos melhores dias, horários, emissoras e programas com enfoque específico sobre determinado público-alvo (target).

O cliente é quem escolhe o filtro, ou seja, os dados com os quais quer trabalhar. Dessa maneira, as análises podem ser divididas por classe social, ocupação, faixa etária, sexo, público-alvo, local onde o ouvinte tem contato com os programas, a duração desse contato, entre outras variáveis.

TV Aberta
A pesquisa de audiência de TV Aberta estuda mais de 3.500 domicílios no país, localizados nas principais regiões metropolitanas a partir de uma amostra montada com os dados do censo demográfico brasileiro, análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dos estudos sociodemográficos do próprio IBOPE Mídia.

Por meio das pesquisas de audiência para TV Aberta realizadas pelo Grupo IBOPE é possível coletar os mais diversos tipos de informação, como participação sobre o total da audiência e sobre a audiência total do gênero; tempo médio que o telespectador passa assistindo à televisão; alcance; freqüência; duplicação; exclusividade; índice de afinidade; índice de adesão; análise de audiência light medium e heavy; assiduidade; fluxo; média de eventos; fidelidade e fluxo de audiência entre um programa e outro na seqüência da programação.

TV por Assinatura
Em abril de 2001, o IBOPE Mídia divulgou os primeiros dados oficiais sobre medição de audiência dos canais de TV por assinatura. A metodologia utilizada nas análises de audiência para a TV por assinatura é basicamente a mesma da TV aberta. Nesta modalidade são pesquisadas a porcentagem e a localização das pessoas que possuem serviço de TV por assinatura.

Dentro do universo dos que assinam o serviço de TV paga no domicílio, são levantadas informações sobre a operadora que presta o serviço, desde quando a pessoa recebe os serviços daquela operadora, desde quando a pessoa tem os serviços de TV paga mesmo que com outra operadora e o grau de satisfação com os serviços contratados.

Assim como na TV Aberta, é possível selecionar filtros de acordo com critérios estabelecidos pelo usuário e receber informações como audiência média das emissoras, participação de cada emissora sobre o total da audiência em horários pré-determinados, índice médio do total de aparelhos ligados no momento da análise, alcance do programa, índice de afinidade, fluxo de audiência de um programa para outro e a duplicação de audiência.

Por meio das pesquisas de audiência para TV paga pode-se também traçar as curvas de audiência dos programas, dias e emissoras, para realizar a comparação direta entre eles por longos períodos ou minuto a minuto.

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