feature slider

dailyvideo

Relembrando:"Cristal"

Cristal foi uma telenovela brasileira produzida pelo SBT e exibida entre 5 de junho e 28 de outubro de 2006, às 19 horas. No decorrer da exibição teve o horário alterado para 19h15, 19h30 e 20h.
Escrita por Anamaria Nunes, baseada no original de Delia Fiallo, O Privilégio de Amar.


Trama

São Paulo, 2006 - Renomada empresária da moda. Vitória Ascânio é proprietária da "Maison Vitória", prestigiada grife de alta costura. Poderosa e dominadora, quem conhece a sofisticada Vitória de hoje jamais poderia suspeitar de seu passado. São Luís do Paraitinga, 1984 - Vitória não passava de uma empregada doméstica na casa de dona Luísa, mãe de Ângelo de Jesus, jovem com vocação religiosa e seu amor impossível da juventude. Antes do ingresso do rapaz ao seminário, Ângelo e Vitória têm uma noite de amor. Como resultado desta aventura, Vitória engravida.

Após ser humilhada por dona Luísa, Vitória é expulsa da casa da patroa. E, para evitar que o filho abandone a carreira sacerdotal, o que sempre almejou para ele, Luísa esconde dele a existência dessa criança. Após dar à luz a uma menina, Vitória, sem condições de criar a filha, vê-se obrigada a deixá-la na porta de uma mansão. Ao contrário do que ela esperava, a menina é entregue às autoridades e encaminhada para o "Orfanato Bom Pastor". Criada e educada pelas freiras, Cristina, a filha de Vitória, torna-se uma linda jovem, com sólida formação moral.
22 anos depois, Cristina divide um apartamento com duas amigas, Zoraide e Inocência, trabalha num banco e sonha ser modelo. Logo Cristina é contratada por Vitória para ser sua modelo, sem que as duas conheçam suas ligações familiares.


Embora casada com Alex Ascânio, um famoso ator, e mãe da mimada Eliana, Vitória jamais esqueceu a filha abandonada e sempre tentou reencontrá-la, mas nunca descobriu nada sobre ela. Assim, Vitória procura Ângelo, hoje um respeitado padre, e finalmente ele toma conhecimento da filha. Chocado, porém feliz com a descoberta, Padre Ângelo decide ajudar Vitória na sua busca pela filha.

Luísa toma conhecimento da reaproximação de Vitória e Padre Ângelo e, investigando, descobre antes dos dois que Cristina é a filha perdida de Vitória. Porém, Luísa conta ao filho toda a verdade em confissão. Assim Padre Ângelo fica impedido de revelar a verdade para Vitória.

Em pouco tempo, Cristina torna-se Cristal, uma das principais modelos da "Casa Vitória" e se envolve com João Pedro, o enteado de Vitória. Os dois têm um romance que, de uma aventura se torna um sincero amor. Cristina acaba esperando um filho de João Pedro. Momentos antes de revelar este fato a João Pedro, ele a surpreende informando que se casará com Marion, sua noiva, e que voltou do exterior dizendo estar esperando um filho dele.

Decepcionada, Cristina decide ocultar sua gravidez de João Pedro e de Vitória. Esta descobre o envolvimento do enteado com a modelo e, julgando-a interesseira, a demite da empresa. Sem saber, Vitória comete uma grande injustiça com a própria filha, passando a perseguí-la e usando seu poder para impedir que Cristina arranje novos trabalhos.

Grávida e desempregada, Cristina se vê na mesma situação da mãe antes de seu nascimento. Porém, com o apoio das amigas, do Padre Ângelo e do fotógrafo Adam, Cristal resistirá à vingança de Vitória e provará a todos que o brilho de seu "cristal" é superior à sua fragilidade.

Elenco

Bianca Castanho - Cristina da Silva Ascânio (Cristal)
Dado Dolabella - João Pedro Ascânio
Marisol Ribeiro - Marión Bandeira de Carvalho
Alexandre Barillari - Gustavo Palhares
Bete Coelho - Vitória Ascânio
Giuseppe Oristânio - Alex Ascânio
Bárbara Paz - Inocência Peres

Sabrina Greve - Zoraide Reis (Zora)
Olivetti Herrera - Lino Barros
Giselle Policarpo - Carmelina (Lina)
Victor Wagner - Padre Ângelo de Jesus
Eliana Guttman - Luísa
Greta Antoine - Eliana Ascânio (Ely) / Vitória Ascânio (jovem)
Gianne Albertoni - Dominique
Guilherme Trajano - Adam Freitas
Vera Gimenez - Lucélia Bandeira de Carvalho
Jonas Mello - Fonseca
Míriam Mehler - Purificação (Puri)
Martha Mellinger - Berta Girot
Luciene Adami - Laura
Chica Lopes - Balbina
Marcelo Várzea - Pieri
Patrícia Mayo - Zete (Elizete Barros)
Giulio Lopes - Régis
Aldine Müller - Madre Montserrat
Cláudio Curi - Padre Francisco
Juliana Almeida - Paola
Veridiana Toledo - Rosa
Serafim Gonzalez - Bispo
Eugênia de Domenico - Celina
João Bourbonnais - Marcos Bueno
Haydée Figueiredo - Filomena
Jardel Mello - Rodolfo
Patrícia Vilela - Raquel
Rejane Arruda - Antônia Fonseca
Nara Gomes - Irmã Piedade
Maria Célia Camargo - Leonor
Rodolfo Freitas - Beto
Camila Tancredi - Nancy
Ricardo di Giácomo - Jacob
Wagner Molina - Inácio
Geisa Gama - Josefa
Carlos Dias - Cardoso
Vanessa Prieto - Bijou
Monalisa Gomes - Lisa
Silvinha Faro - Mônica
Leandro Marinho - Delgado
Alexandre Carlomagno - Aloísio
Mariana Guives - Mimi
Daniel Henares - Tião
Hélio Cícero - César
Paulo Reis - Roberto (substituindo Régis)
Rosaly Papadopol - mãe de Piero
Eduardo Martini - policial
Rafael Miguel - Bentinho
Ricardo Villani - Rick

Participações Especiais

Vinícius Gomes - Gabriel (Gabo)
Ricardo Monastero - Ângelo de Jesus (jovem)
Valéria Sândalo

Trilha sonora

01. "Está escrito" -
Dado Dolabella (tema de abertura)
02. "Perdas e ganhos" - Liah (tema de Cristina)
03. "Versos de amor" -
Margareth Menezes (tema de Vitória e Alex)
04. "Se ela dança eu danço (Ela só pensa em beijar)" -
MC Leozinho (tema de Inocência)
05. "A falta que a falta faz" -
Jay Vaquer (tema de Gustavo)
06. "Sonhos" - Akústica (tema de Marion)
07. "Eu preciso te esquecer" -
Cláudia Telles (tema de Vitória)
08. "Imensidão" - Flávia Wenceslau (tema de Laura)
09. "Eu estarei pensando em você" -
Yahoo (tema de Cristina e João Pedro)
10. "Meia-noite" - Hervah (tema de Eliana e Gabo)
11. "História do mundo" -
Vega (tema geral)
12. "Vai entender" - Banda Roxx (tema de Gabo)
13. "Um sonho de amor" - Lello Calegari (tema de Lino)
14. "Gozos da alma" -
Francis Hime (tema de Fonseca)
15. "Quase enlouquecendo" -
Atitude 4 (tema de Lina)
16. "Está escrito" (Versão 2) -
Dado Dolabella (tema de João Pedro)

Audiência

As médias da novela sempre giraram em torno de 5 e 10 pontos.
A média geral foi de 7 pontos.

Curiosidades

  1. Cristal é a décima telenovela produzida pelo SBT em parceria com a Televisa do México, que foi iniciada em 2001 com Pícara Sonhadora.

Destaque para a dupla Bete Coelho e Giuseppe Oristânio como Alex Ascânio e Vitória Ascânio, a dupla mostrou uma química invejável, sem dúvida o ponto forte da novela. Bárbara Paz como Inocência amante de Alex e Greta Antoine como a rebelde Eliana. Eliana Guttman também fez muito bem a mãe do padre Ângelo. E para a volta de Vera Gimenez as novelas, já que não fazia uma desde A Próxima Vítima.

  1. Em 1999, o SBT apresentou a mesma história, só que mexicana: O Privilégio de Amar, produção baseada no original venezuelano.

  2. Demorou muito para que Cristal saísse do papel, por vários ou muitos motivos. Primeiro: o SBT não conseguia a liberação do texto; segundo:
    Sílvio Santos suspendeu a versão brasileira devido a gastos excessivos com a produção. O elenco demorou a ser fechado e, a partir daí, a estréia foi sendo adiada.

  3. Herval Rossano, que dirigiu
    A Escrava Isaura na Rede Record e estava na "geladeira" da Rede Bandeirantes, foi contratado pelo SBT e a chegada dele modificou toda a produção, elenco e direção da telenovela.
    As primeiras cenas de Cristal já haviam sido gravadas mas, devido à mudança de atores, o primeiro capítulo foi regravado, por ordem de Herval Rossano.

  4. Esta é a terceira vez que a atriz Bianca Castanho protagoniza uma telenovela no SBT, fato este ocorrido em
    Canavial de Paixões (2003/2004) e em Esmeralda (2004/2005). Para interpretar a personagem-título, Bianca Castanho mudou o visual e fez laboratório. Como a personagem é modelo, ela aprendeu como agir nas passarelas.
    Com investimentos grandes, Cristal foi a primeira
    telenovela a ser gravada com câmeras digitais de alta definição, que custam em média 1,2 milhão de reais.

  5. O papel do protagonista masculino de Cristal seria de
    Rodrigo Veronese, mas ele foi substituído por Dado Dolabella. A Rodrigo Veronese então foi oferecido o papel de vilão da história mas, devido a desentendimentos com a produção, acabou ficando de fora do elenco.

  6. A princípio, Cristal estrearia em abril, mas foi adiada pela primeira vez para maio. Porém, como o SBT achou que, se a novela estreasse antes ou durante a
    Copa do Mundo, a audiência cairia, decidiu adiar novamente e a telenovela estrearia após o evento esportivo. Mas não demorou muito para a emissora antecipar a data de estréia para quatro dias antes do início da Copa do Mundo.

  7. Problemas de saúde do diretor Herval Rossano, mais a audiência abaixo do esperado, levaram a seu afastamento em agosto. Reassumiu a chefia das telenovelas da emissora o diretor David Grimberg. Com Herval, saiu também sua esposa,
    Mayara Magri, que o auxiliava na direção.

  8. No início da produção, a expectativa em torno da trama era tanta que foi cogitado levar ao ar um total de 203 capítulos, prevendo que a novela tivesse seu último capítulo exibido no sábado do dia
    27 de janeiro de 2007. Mas o desempenho da trama fez com que a história se encerrasse no capítulo 125, ou seja, a novela foi encurtada em 78 capítulos.

  9. Última telenovela do ator Serafim Gonzalez que faleceu de
    insuficiência respiratória em 29 de abril de 2007. Era casado, desde 1955, com a ex-atriz Mara Hüsemann, com quem teve três filhos.

  10. Última trama do diretor televisivo Herval Rossano falecido em
    9 de maio de 2007.

  11. Cristal fechou com média geral de 7 pontos, porém,no seu último mês no ar a trama, que oscilava entre 5 e 7 pontos, firmou-se em 9 pontos, chegando na reta final a atingir picos de 14 pontos.

  12. Apesar de ter apresentado uma audiência instável,
    Cristal, assim como a antecessora Os Ricos Também Choram, mostrou-se como mais uma tentativa do Sbt em consolidar seu núcleo de teledramaturgia. Porém, mais uma vez, apesar do empenho em tentar deixar a trama com um aspecto nacional, as características do original mexicano eram muito fortes, e isso também contribuiu para os problemas de audiência da trama.

0 Comments: